sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Currículo Real, Oculto e Prescrito.




Currículo é uma descrição do conjunto de conceitos ou matérias de um curso escolar ou universitário, currículo são documentos que contem os dados biográficos e, os relativos da formação, conhecimento e percurso profissional de uma pessoa.
Os tipos de currículo são currículo formal, oficial, prescrito, explicito, e tudo o imposto pelo sistema de ensino, como as LDB, PCN, proposta pedagógicas.
Entendemos basicamente que currículo, e tudo aquilo que a escola quer ensinar.
Devemos, ainda, considerar que o currículo se refere a uma realidade histórica, cultural e socialmente determinada, e se reflete em procedimentos didáticos.

Currículo Real é aquele que acontece dentro da sala de aula na relação entre professor e aluno em situações diárias a partir da execução do projeto pedagógico e dos planos de ensino.

O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar dia a dia.

O currículo prescrito que atribuí à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.

Para concluir, o currículo não é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social. O conhecimento que o professor tem da realidade e a sua posição em relação ao saber, vão influenciar sua atitude para com o currículo a favor ou contra a reprodução.

BIBLIOGRAFIA:

GIMENO SACRISTÁN, J O currículo: uma reflexão sobre a prática 3.ed. Porto Alegre:Artemed,2000.



SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996. Disponível em: 



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